Catanduva sediou capacitação que integra as atividades do Programa Município VerdeAzul. Representantes de pelo menos 12 municípios da região prestigiaram o encontro realizado no Auditório Municipal Professor Edgar Antunes.
A palestra foi ministrada pelo coordenador do Programa Município Verde Azul, José Walter Figueiredo Silva. O tema escolhido foi “Princípios de Poda de Árvore Urbana”. A Polícia Militar Ambiental também marcou presença na atividade.
A chefe da Divisão de Proteção Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Catanduva, Karen Morandin, explica que muitas dúvidas sobre a arborização urbana e as atividades de poda foram sanadas no encontro.
“Agora, o objetivo é que os representantes de cada município repassem os ensinamentos para as suas equipes de trabalho, favorecendo as atividades de rotina e de fiscalização em toda a nossa região”, complementa.
Cuidados
A fiscalização de poda e corte de árvores é realizada de forma contínua em Catanduva. As denúncias seguem com canal direto entre a população e a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 0800-772-9152 ou pelo aplicativo Ouvidoria Catanduva, disponível para todos os tipos de celulares.
O alerta vale para poda drástica, que ocorre quando se remove 70% do volume da copa de uma árvore ou arbusto. A prática resulta em multa. Isso porque essa mudança repentina na condição da planta causa desequilíbrio entre as superfícies da copa e a absorção de água e nutrientes, podendo levar o vegetal à morte.
Fonte e Imagem: Comunicação/ Prefeitura de Catanduva